quinta-feira, 20 de maio de 2010

A escola da ponte está situada em Portugal e já existe há mais de 30 anos. O idealizador e fundador deste brilhante projeto, que é a escola da Ponte, é o professor José Pacheco. Na escola da ponte não há muros ao redor do prédio, não há salas de aula, todos os espaços são utilizados e não há um lugar fixo para o aprendizado. Os alunos são divididos em grupos e não há um professor para cada turma, todos os professores e alunos trabalham de forma integrada.
Os projetos são criados pelos próprios alunos, que são separados por grupos e não há qualquer discriminação de séries ou idades. A maneira tradicional de ensinar é substituída por aulas que promove a experimentação dos alunos e a autonomia. O aluno constrói seu próprio conhecimento.
Aluno é preparado para ser um ser autônomo, além de aprende o conteúdo no próprio ritmo, é ele quem decide quando está preparado para fazer a avaliação. Os alunos possuem direitos e deveres e todos são decididos em conjuntos nas assembléias que acontecem semanalmente.
Na escola da Ponte não é trabalhado no aluno somente o conteúdo didático, mas também um conceito humanizado onde a delicadeza no trato, suavidade na voz, a afabilidade para com o colega, a disponibilidade, a atenção ao outro. A construção não é somente a formação do aluno, mas a formação do indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário